Impermeabilização de Lajes
A impermeabilização de lajes corresponde a uma etapa essencial no processo de construção de qualquer imóvel, ela evitará futuros problemas causados pela ação da água, evitando infiltrações e danos a estrutura. Existem vários sistemas de impermeabilização disponíveis no mercado para serem aplicados nos mais diversos tipos de lajes, sendo o mais utilizado a manta asfáltica, subdividida em diversas categorias, acabamentos, tipos e especificações, a depender de cada situação e de cada projeto. A Impercon disponibiliza sistemas completos, com garantia de 5 anos e vida útil estimada entre 20 e 40 anos.
- Manta asfáltica sem autoproteção: Indicada para lajes que utilizarão algum acabamento/revestimento em cima da impermeabilização;
- Manta asfáltica com autoproteção:
- Ardosiada: Disponível nas cores cinza, vermelha e verde-grama, indicada para áreas com baixo tráfego de pessoas e que não receberão nenhum tipo de revestimento, ficando a própria manta como acabamento.
- Aluminizada: Com acabamento em alumínio, também indicada para áreas de baixo tráfego de pessoas, sem a necessidade de utilizar qualquer revestimento, ficando a própria manta como acabamento.
- Manta líquida: Indicada para lajes de pequenas dimensões e que estejam impossibilitadas de serem impermeabilizadas com manta asfáltica.
Lajes Expostas
Este trabalho tem por objetivo o levantamento dos principais fatores envolvidos na ocorrência de problemas na impermeabilização em lajes de cobertura na cidade de Belo Horizonte, assim como salientar para a importância dos diversos cuidados necessários visando a sua estanqueidade.
Foi realizada uma coletânea fotográfica sobre alguns defeitos ocorridos em terraços nas diversas etapas da construção.
Também utilizaram-se questionários enviados ao meio técnico atuante na construção civil (Projetistas, Construtoras, Concreteiras e Aplicadores de produtos impermeabilizantes).
O percentual das respostas obtidas foi acima de 60% e, os resultados mostraram que a maioria dos Projetistas consideram a Norma Brasileira inadequada a nossa realidade climática; as Construtoras não utilizam traço especial para a execução do concreto da laje de cobertura, por sua vez, as Concreteiras deixam totalmente a critério do solicitante esse traço especial; e os aplicadores na sua totalidade acusam a inexistência do projeto de impermeabilização em obras executadas.